Aprenda como definir suas metas.

O grau de motivação de uma equipe de trabalho está diretamente relacionado às metas que são apresentadas ao grupo. As pessoas são movidas por desafios. O fato de terem um alvo, faz com que se sintam impelidas a direcionar seus esforços para cumprir o que lhes foi proposto e, mais tarde, poder colher os frutos de seu sucesso.

Ao estabelecer uma meta, a direção da empresa deverá considerar alguns fatores importantes para que o objetivo seja cumprido. Não podemos simplesmente querer aumentar as vendas ou a produtividade sem considerar alguns aspectos importantes que poderão influenciar o resultado final.

Hoje, mencionaremos dicas valiosas para definir as metas da sua empresa.

Não tenha olhos voltados somente para as vendas

Meta3É muito natural que, ao estabelecer as metas em uma empresa, o gestor tenha sua atenção voltada apenas para a obtenção de um volume maior de vendas. Esse tipo de proposta pode desmotivar os funcionários que não estão diretamente ligados à atividade. Colaboradores que não vendem terão a percepção de que sua contribuição para o cumprimento da meta não é importante. Ainda que os gerentes insistam em convencê-los, usando sempre os mesmos argumentos de que sua participação, mesmo sendo indireta, é importante, essa afirmativa não traz o mesmo efeito motivacional. Metas precisam estar sempre relacionadas a números e as pessoas precisam mensurar o grau de sua participação para se envolverem. Por isso a importância de estabelecer outros parâmetros, como redução de gastos internos, diminuição da margem de erro na produção etc.

Seja claro ao definir suas metas

Cada colaborador precisa conhecer o desafio para o qual está proposto. Isso se refere ao número que se deseja alcançar, seja em projeção nas vendas ou outro ponto, como o citado no item anterior. Uma meta pode ser dividida por equipes ou até mesmo por indivíduos, de acordo com a atividade envolvida e o perfil de cada colaborador. O fato é que cada pessoa deve saber o que fazer para atingi-la, já tendo seu papel definido na equipe.

Estabeleça premiações atraentes

Meta2Embora o reconhecimento público esteja entre os principais fatores motivacionais, uma premiação baseada somente na consideração poderá não durar muito tempo. É importante que o cumprimento da meta resulte em um prêmio de valor significativo, como uma comissão em dinheiro, uma participação nos lucros ou até mesmo uma viagem para aquele que se destacar no período. A premiação poderá beneficiar a equipe toda e também honrar individualmente algum colaborador que tenha se esforçado e obtido excelentes resultados individuais. A direção deve ainda ter o cuidado em não expor aqueles que não conseguiram atingir as metas. Uma meta bem estabelecida consegue contagiar a todos e o fato de não atingi-la não significa necessariamente que não houve empenho.

Mantenha o equilíbrio

Um grande erro dos gestores é lançar para a sua equipe uma meta impossível de ser alcançada. Espera-se que a equipe reaja e busque cumprir o seu objetivo. O fato é que ao perceber a impossibilidade de chegar ao número estabelecido, os funcionários poderão desmotivar-se e não se esforçarão para cumprir a meta. Por isso é importante que a empresa pense em um número que seja desafiador, mas ao mesmo tempo que seja possível de ser atingido.

As metas são o que movem o corpo funcional de uma empresa, por isso é importante defini-las com sabedoria. Analise cuidadosamente cada aspecto apresentado aqui e defina suas metas de maneira clara e objetiva.

Fontes retiradas de Conube

Toda meta deve ser bem clara e mensurável e uma grande ferramenta utilizada para isso é o SMART, abaixo falaremos um pouco mais sobre ela.

O S corresponde a specific ou específica. Quer dizer que sua meta obrigatoriamente tem que ter especificidade naquilo que se quer atingir, com números e dados. Exemplo: aumentar vendas anuais em 20%. Ou, ainda, atingir faturamento médio mensal de R$ 100.000. Outro exemplo: reduzir despesas operacionais em 10%. Jamais poderemos escrever metas de forma ampla como “crescer em vendas”. A falta de números específicos, que estejam formalmente escritos e compartilhados com os colaboradores, impede que se tracem planos também específicos para o tamanho do desafio em questão e, consequentemente, as metas não serão mensuradas e atingidas.
O M vem de measurable ou mensurável. Isso quer dizer que, para toda meta escrita, é preciso determinar o indicador pelo qual iremos verificar sua evolução todos os meses e também a fonte oficial de medição deste indicador. Retornando ao exemplo de vendas: o indicador seria o valor real de faturamento apurado todos os meses, cuja fonte deve ser o sistema que a empresa utiliza para faturar seus produtos ou serviços.
O A corresponde a achievable ou attainable, que significa atingível ou alcançável. Significa dizer que metas precisam ser ousadas, porém dentro de uma realidade possível. Do contrário, isso vai provocar desmotivação e desistência precoce entre a equipe. Para estabelecer metas de vendas, por exemplo, não se pode arbitrariamente definir uma meta de dobrar ou triplicar de um ano para o outro se o mercado não acompanha esse crescimento. Essa análise deve ser feita pelo acompanhamento do próprio histórico de crescimento de vendas da empresa nos últimos anos e análise de crescimento do seu mercado e concorrentes, além de dados da economia, de forma bem customizada para cada tipo de negócio.
O R vem de relevant ou relevante, o que significa que cada meta precisa ser realmente importante para o objetivo coletivo da empresa. As metas desdobradas para cada pessoa nos mais variados níveis precisam de alguma forma colaborar na mesma direção dos objetivos estratégicos, cada um dentro do seu escopo de trabalho. Imagine por exemplo como estabelecer uma meta para o estagiário que no fim das contas será importante para atingir a meta de vendas da empresa. Ele poderia ter como meta a entrega de uma relatório mensal de visitas à concorrência, onde preenche uma série de itens que servirão de base para a equipe de vendas implementar melhorias na sua atuação.
E por fim, o T de time ou tempo, quer dizer que toda meta precisa de um prazo definido. Não podem existir metas com datas em aberto, do contrário elas serão sempre despriorizadas dentro da rotina de trabalho.
A utilização do método SMART é uma forma simples e acessível de gerenciar metas e pessoas.

O que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Algo que já foi bastante testado em estudos de liderança e gestão é que pessoas, quando estão sendo medidas, são mais eficientes em seus resultados. Portanto, não espere mais para colocar em prática o hábito de estabelecer acompanhar as metas todos os meses. E o melhor é que esse método serve igualmente para organizar e atingir as suas metas pessoais, aumentando suas chances de sucesso não apenas no âmbito profissional, mas também em equilíbrio com o seus sonhos de vida.
Fonte: MarketingMinds.com.br abrir artigo clique aqui.

 

Para definir sua meta em nosso aplicativo clique aqui!

Um comentário sobre “Aprenda como definir suas metas.

  1. Pingback: Como definir suas metas no app PedidoEletronico.com | Blog pedidoeletronico.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s