Como cadastrar o seu primeiro cliente

É muito importante manter um cadastro de clientes eficiente e muitas vezes, esse é um item deixado de lado, mas não deveria. O cadastro de clientes é uma peça fundamental para melhorar as vendas de sua empresa.

“Por que devo manter um cadastro de clientes?” – Você me pergunta. Tem empresa que registra uma centena de informações do cliente, mas usa para nada.

Era melhor não ter formulário!

A verdade é que muitas vezes, esses cadastros são usados de forma errada (quando são usados)!

Comece pelos dados principais

Se você está começando a cadastrar seus clientes, esqueça aqueles formulários gigantes! Comece com os dados principais do cliente:

  • nome
  • telefone
  • email
  • data de aniversário
  • endereço

Muitas vezes, você nem precisa do endereço. Basta o email ou telefone dele para mantê-lo informado das novidades de sua empresa.

Formulários gigantes acabam dificultando o preenchimento e podem deixar o cliente sem paciência (se ele for preencher).

Dica: não peça informações que não sejam essenciais para manter um contato inicial.

Uma vez prospectado o cliente e feito uma venda ai sim você preencherá as outras informações obrigatórias e necessárias para um cadastro mais robusto e completo.

Cadastre você mesmo o seu primeiro cliente, vamos lá!

1º Passo

Entrar no Menu Principal e clicar em Clientes e clicar no botão + onde adicionaremos um novo cliente

imagem 1

O aplicativo irá abrir a tela para começarmos o registro do seu cliente.

imagem cliente

Nome/Razão Social – Informar o nome do seu cliente quando for pessoa física, quando for jurídica preencher com a Razão Social da empresa.

Apelido/Nome Fantasia – Informar o apelido do seu cliente quando for pessoa física, quando for jurídica preencher com o nome fantasia da empresa.

Pessoa Física ou Jurídica? – Informar se o cliente é físico ou Pessoa Jurídica que possui CNPJ.

CNPJ/CPF – Preencher com o CNPJ quando jurídico ou CPF quando pessoa Física.

IE/RG – Prencher a Inscrição Estadual quando Pessoa Jurídica ou RG quando pessoa Física.

Ramo de Atividade – Essa informação é necessária quando você for precisar tirar relatórios ou querer saber em dashboard o quanto você vende por Ramo ou Mercado, exemplo de mercados:

Açougue
Padarias
Supermercados
Comercio de Materiais Hidráulicos
Comercio de Materiais Elétricos
Comercio de Materiais de Construção
Industrias Alimentícias

Screenshot_2

Ver mais detalhes clique aqui.

Ativo – Informar se o cliente está ativo ou não, uma vez desativado ele não aparecerá mais na lista de clientes em seu pedido de vendas.

Representante do Cliente – Informar qual é o representante proprietário para esse cliente, quando o seu representante registra ou cadastra um novo cliente automaticamente o aplicativo preenche esse campo com o nome dele não sendo necessário o preenchimento do representante. Somente o Representante enxergara esse cliente alem dos representantes administradores.

WebSite – Informar um endereço de WebSite (site, rede social, etc.) que o cliente possua.

REPRESENTANTE

 

Transportadora – Informar a transportadora que o seu cliente utiliza ou que você utiliza para entrega dos seus produtos, o sistema já traz automaticamente preenchido com a transportadora CARRO PRÓPRIO.

Uma vez informado a transportada no cadastro do cliente o aplicativo irá trazer automaticamente em sua venda, quando selecionado o cliente na tela de pedido de vendas ele trará essa transportadora definida, mas nada impede no momento da venda ser alterado conforme a sua necessidade.

Condição de Pagamento – Informar a condição de pagamento para o seu cliente, uma vez informado a condição o aplicativo irá trazer automaticamente em sua venda, quando selecionado o cliente na tela de pedido de vendas ele trará essa condição informada, mas nada impede no momento da venda ser alterado conforme as suas regras de negociação.

Tabela de Preço Padrão – O Campo é preenchido automaticamente com a Tabela Padrão do Sistema, mas você pode alterar para uma tabela desejada assim para cada venda que é realizado para esse cliente ele informará como default a tabela de preço aqui selecionada, mas também há possibilidade de que o representante altere no momento da venda dentro das condições definidas em suas tabelas de preço.

Código Alternativo – Uma dica para esse campo é o preenchimento com o mesmo código de sua representada caso tenha alguma, caso contrário preencha com um código que lhe mais servir. Se você deixar em branco ao salvar o registro o sistema buscará qual foi o ultimo registro de cliente e preencherá automaticamente o seu código alternativo.

Situação de Prospecção – Hoje no sistema existem duas situações sendo elas Clientes Efetivados e em Prospecção, existe gráficos, dashboards e relatórios que distingue esses status para que você saiba quantos clientes estão em prospecção que são todos aqueles que não foi realizado compra nenhuma e já os efetivados foram os que realizaram as compras.

Quando é registrado um novo cliente o aplicativo coloca ele em prospecção e quando você realizar a primeira venda para esse cliente ele transformará esse cliente em efetivado e preencherá sua data de efetivação automaticamente, você não precisa se preocupar com esses detalhes ele se preocupa por você.

Abaixo alguns indicadores de Clientes em Prospecção e Ativos.

Imagem3.png

Screenshot_6

Screenshot_1

Data da efetivação – Preenchido quando o status de Prospecção estiver como Efetivado, geralmente é informado a data em que foi feito o primeiro pedido de vendas ao cliente identificando que uma venda foi realizada e que nesse momento ele não é um cliente em prospecção e sim um Cliente efetivado. Para facilitar esse processo o aplicativo faz automaticamente preenchendo o campo com a data do primeiro pedido realizado, basta montar um pedido de vendas para o cliente em prospecção que ele trocará o status para Efetivado e preencherá a data da efetivação.

Visitas – Preencher com a quantidade de visitas a ser realizada para esse cliente podendo ser semanal, mensal ou Anual.

Anotação – Preencher informações relevantes ao cliente cadastrado.

Limite de Crédito – Definir o Limite de Crédito para o Cliente, mais detalhes.

Timeline – Essa é o Linha do tempo para o cliente que mostrará para você todos os lançamentos efetuados para ele, informando qualquer tipo de alteração efetuada para o cliente, lançamentos de Pedido de Vendas, quando foi registrado no sistema entre outras funcionalidades.

TIMELINE

 

Últimas Compras – Esta tela mostra uma lista das últimas compras realizadas pelo cliente, com as seguintes informações: o produto, a categoria a qual o mesmo pertence, a quantidade de estoque, a data na qual foi realizada a compra, o valor da compra, a quantidade selecionada do item,  a lista de preço a qual o produto pertence, a sugestão de quantidade e o valor total do item.

Ultimas compras

Representantes – Nessa tela é informado todos os representantes que pode ter acesso ao cliente e também o Representante proprietário que é aquele que está definido em seu cadastro na aba de Dados Principais no campo Representante do Cliente.

Representantes


Isso ai pessoal, caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe aqui o seu comentário.

Nos ajude compartilhando as nossas publicações e curtindo nossa pagina no facebook.

Gratidão! :):):):):):)

Equipe
cropped-logo-pe-facebook.png

2 comentários sobre “Como cadastrar o seu primeiro cliente

  1. Pingback: Montando suas listas de preços. | Blog pedidoeletronico.com

  2. Pingback: Saiba como analisar os indicadores da tela Home. | Blog pedidoeletronico.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s