O uso das redes sociais e ferramentas de tecnologia para aumentar as vendas

Pesquisa mostra que ações de comunicação nas redes sociais e WhatsApp trouxeram mais resultados de vendas do que campanhas tradicionais

 varejo_numeros3-1024x257

Em janeiro de 2018, o internauta brasileiro gastou, em média, 9 horas e 14 minutos por dia conectado à internet, segundo dados da consultoria We Are Social, o que dá ao país o título de terceira nação mais conectada do mundo, na frente de países como Estados Unidos, Canadá e França. Nas últimas décadas, a internet mudou o comportamento das pessoas, causando uma verdadeira revolução na maneira como interagem, leem notícias, se divertem e, sobretudo, consomem produtos e serviços.

As possibilidades na forma de pedir uma pizza, chamar um táxi ou agendar uma consulta mudaram: tudo pode ser feito na palma da mão, com o uso de aplicativos de celular. Antenadas às mudanças tecnológicas e aos novos modelos de negócio que essas plataformas proporcionam, muitas empresas enxergaram a oportunidade de se relacionar diretamente com seus públicos-alvo e utilizar estratégias digitais para alavancar seus negócios.

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 35% dos empresários utilizam algum tipo de tecnologia para aumentar as vendas. Entre os entrevistados:

– 10% afirmam que anunciam seus produtos em marketplacessites que permitem a negociação on-line de produtos entre lojistas e público final, como Mercado Livre e OLX.

– 9% fazem uso de novas tecnologias de pagamento, como PayPal e PagSeguro. Já 8% afirmam que disponibilizam catálogos virtuais de informações que ajudam os clientes a conhecer melhor os produtos.

– 8% utilizam softwares de gestão de vendas.

– 2% usam tecnologias mais inovadoras, como ferramentas de inteligência artificial, QR code e bot/assistentes virtuais.

49% dos empresários também realizam ações ou campanhas de comunicação para aumentar as vendas da empresa e os três canais mais utilizados são digitais: perfil nas redes sociais (60%), mensagens pelo WhatsApp (40%) e internet (27%).

Ações nas redes sociais e WhatsApp trouxeram mais resultados que campanhas tradicionais

De acordo com os dados da pesquisa, as campanhas de comunicação em meios digitais foram mais bem-sucedidas em termos de venda, inclusive se comparadas aos meios tradicionais. Segundo os empresários, as ações que trouxeram melhores resultados nos últimos seis meses foram em:

– Redes sociais (39%).

– Mensagens pelo WhatsApp (17%).

– Internet (16%).

– Panfletagem (10%).

– Rádio (7%).

– Carro de som (7%).

Metade dos entrevistados (49%) afirma investir mensalmente em campanhas publicitárias na internet. O investimento mensal médio das empresas com internet e tecnologia para promoção de vendas é de R$ 680.

Cerca de 39% das empresas possuem estratégia de marketing digital, que é realizada principalmente pelo próprio empresário (57%), por agentes freelancers (6%), por profissional ou equipe para essa atividade (6%) e por meio de uma agência digital (5%).

WhatsApp: o meio mais utilizado para se relacionar com os clientes

Os meios de contato mais utilizados para se relacionar com clientes no dia a dia são WhatsApp (71%), redes sociais (60%) e telefone/telemarketing (33%).

Nove em cada dez entrevistados consideram o WhatsApp importante ou muito importante como opção de comunicação com os clientes (90%) e as principais maneiras de utilização dessa ferramenta para se comunicar com o cliente são esclarecimento de dúvidas (57%), mostrar novos produtos e serviços (50%) e envio de ofertas promocionais (45%).

– 56% enviam mensagens semanalmente pelo WhatsApp.

– 70% já realizaram vendas pelo app.

Facebook e Instagram: principais redes sociais da micro e pequena empresa

Considerando as empresas que possuem perfil nas redes sociais, 92% têm Facebook e 50%, Instagram. Outras redes, como Google Plus, Twitter, YouTube e LinkedIn, têm pouca representatividade, todas com menos de 3% de presença nas micro e pequenas empresas.

Em média, as empresas postam até 2,5 vezes por semana em suas redes e os tipos de conteúdo publicados são informações sobre produtos e serviços (72%), promoções (54%) e dicas diversas (24%).

Quatro em cada dez empresários percebem que os clientes interagem com sua empresa com muita frequência nas redes sociais.

Artigo retirado da Revita Varejo SA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s